Tudo que você precisa saber
Criar um site é uma tarefa indispensável para quem deseja ter uma estratégia de marketing digital eficaz. Afinal, é no site que seu lugar na internet estará reservado. Já imaginou quantas empresas prestam o mesmo serviço que o seu negócio? Eu aposto que o número é grande. Criando um site as chances de se destacar aumentam bastante.
Criando um site: porquê
Faz sentido ter um site, não é o mesmo? Então, está na hora de colocar isso em prática. Criando um site do zero é possível ter total controle de como ele será. Assim, não haverá desalinhamento entre valores, identidade visual e outras características do negócio.
- Responsividade: esta característica diz respeito à capacidade de um site se adaptar aos diferentes dispositivos. Afinal, cada vez mais as pessoas acessam páginas da internet pelo celular. E, se a visualização for ruim, o usuário não permanecerá.
- Boa Performance: para ter um site, é preciso que ele funcione. Então, uma boa performance é indispensável. Isso significa que tudo que está dentro do site deve funcionar corretamente, desde o momento de abertura.
- Otimizado: para que o site seja encontrado, ele deve aparecer nos buscadores, correto? Por isso, o espaço precisa ser configurado para ter otimização nos mecanismos de busca.
- Rapidez: agilidade é palavra de ordem para usuários da internet, então seu site precisa ser rápido. Caso contrário, a taxa de rejeição será alta, pois ninguém espera muitos segundos para acessar uma funcionalidade.
1. Registre o domínio
Um site precisa de um endereço, certo? Então, o primeiro passo é checar se o domínio escolhido está disponível. Em seguida, você deve fazer o registro da URL, que é o nome que seu site terá.
2. Hospede o site
Para entender melhor o que isso significa, pense num espaço físico. Primeiro, o endereço é a sua localização e a hospedagem é o imóvel em que seu negócio será encontrado. No mundo digital, é a mesma coisa.
3. Defina um construtor de sites
Se antes era preciso conhecimentos aprofundados para construir um site, agora é bem mais simples. Na verdade, basta você escolher um construtor de site, com o melhor custo-benefício.
4. Defina a proposta
Como será o seu site? Quais funcionalidades ele terá? Como serão as páginas? É preciso fazer boas escolhas neste momento para que, ao colocar o site no ar, ele seja realmente útil para o seu público.
- Inclua CTAs nas páginas;
- Tenha uma página para contato;
- Crie um blog dentro do site para oferecer conteúdos;
- Tenha uma página de apresentação;
- Inclua depoimento de clientes.